Pular para o conteúdo

Rescisão Indireta

Rescisão Indireta: Quando o empregado pode rescindir o contrato de trabalho e ter direito ao saque do FGTS, Seguro Desemprego e aviso prévio indenizado

A rescisão indireta é uma forma de rescisão em que o empregado pode rescindir o contrato de trabalho tendo direito a verbas rescisórias e indenizatórias (aviso prévio indenizado, 13º, férias, liberação do FGTS e Seguro Desemprego). Para que isso ocorra a empresa na qual ele trabalha apresenta irregularidades previstas em lei, que dá direito ao empregado rescindir o seu contrato e receber seus direitos como se fosse demitido sem justa causa.

Essa forma de rescisão é prevista no artigo 483 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que estabelece as hipóteses em que o empregado pode rescindir o contrato de trabalho.

Algumas das situações que podem ensejar a rescisão indireta são:

  • Atraso no pagamento dos salários por mais de três meses;
  • Falta de pagamento do FGTS;
  • Exposição do empregado a riscos à sua saúde ou segurança;
  • Assédio moral ou sexual;
  • Descumprimento das obrigações contratuais por parte do empregador;
  • Redução do salário do empregado sem justificativa;
  • Alteração unilateral das condições de trabalho pelo empregador.

 

É importante ressaltar que a rescisão indireta deve ser precedida de uma tentativa de solução amigável do problema, ou seja, o empregado deve comunicar ao empregador a falta grave e dar um prazo para que a situação seja regularizada. Caso o empregador não tome as medidas necessárias para solucionar o problema, o empregado pode rescindir o contrato de trabalho.

Além disso, é importante que o empregado comprove a falta grave cometida pelo empregador, seja por meio de documentos, testemunhas ou outros meios de prova admitidos em lei.

Por: Marco Adriano Marchiori

Compartilhe este conteúdo!

Últimas atualizações

Direito do Consumidor
Marco Marchiori

Direitos do Consumidor em Restaurantes: Gorjetas, Embalagem de Alimentos e Outras Questões Práticas

Quando frequentamos um restaurante, há uma série de direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) que visam proteger os clientes em diversas situações. Conhecer esses direitos é fundamental para garantir uma experiência justa e agradável. Abaixo, destacamos os principais direitos dos consumidores em restaurantes, com suas respectivas previsões legais.

Read More »
Direito Civil
Marco Marchiori

Direitos e Deveres na Área da Saúde: Relação Entre Médicos e Pacientes

Na relação entre médicos e pacientes, há uma interação regulada por direitos e deveres fundamentais, essenciais para garantir uma prática médica ética e respeitosa. Essas interações são guiadas por normas estabelecidas pelo Código de Ética Médica e pelo Código de Defesa do Consumidor, que asseguram direitos e impõem deveres a ambas as partes.

Read More »
Direito do Consumidor
Marco Marchiori

Direitos do Consumidor na Aquisição de Bens e Produtos: Aspectos Práticos

A aquisição de bens e produtos é uma prática cotidiana para milhões de consumidores, e para assegurar que essa relação comercial ocorra de forma justa e equilibrada, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece uma série de direitos que garantem proteção e segurança ao comprador. Conhecer esses direitos é fundamental para que os consumidores possam reivindicar o que lhes é devido e evitar abusos.

Read More »
Gostaria de falar com um advogado?