Pular para o conteúdo

racismo: Aspectos jurídicos e a importância de prevenir.

O que é o racismo?

O racismo é uma forma de discriminação que se baseia na cor da pele, na etnia, na nacionalidade ou na origem social de uma pessoa. O racismo é ilegal e pode ser punido pela lei.

O que fazer em caso de racismo?

Um boletim de ocorrência deve ser registrado, preferencialmente, em uma delegacia especializada em crimes raciais para que o caso seja levado a investigação.

Quais são as consequências de cometer o ato de racismo?

Cometer um ato de racismo pode ter graves consequências legais. Em muitos países, a lei prevê penas de prisão, multas e outras punições para quem comete atos racistas. Além disso, o racismo pode ter consequências sociais, como a exclusão e o isolamento da pessoa que comete o ato, além de causar danos emocionais e psicológicos à vítima.

No Código Penal Brasileiro, o crime de racismo é definido no artigo 20 da Lei nº 7.716/1989, que prevê as seguintes penas:

Reclusão de um a três anos e multa, para quem praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional;

Reclusão de dois a cinco anos e multa, para quem, por motivo de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, impedir o acesso de alguém a qualquer cargo ou emprego público, negar-lhe o acesso a estabelecimento comercial, negar-lhe o acesso a escolas ou a estabelecimentos de ensino ou praticar qualquer outra forma de segregação racial.

Além disso, o Código Penal Brasileiro também prevê o crime de injúria racial, que é definido no artigo 140, §3º, do Código Penal. Esse crime consiste em ofender a honra de alguém com base em elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem. A pena prevista para esse crime é de reclusão de um a três anos e multa.

Vale ainda mencionar, que recentemente no ano de 2023, os Crimes de injúria racial passaram a ser equiparados aos de racismo no Brasil, visto que antes, ofensas por questão racial a um indivíduo tinham pena ainda inferior àquelas direcionadas às pessoas negras como um coletivo.

Qual é a importância da prevenção por parte da sociedade?

A prevenção do racismo é fundamental para garantir a igualdade e a justiça na sociedade. A sociedade deve se mobilizar para combater o racismo, promovendo a educação, a conscientização e a tolerância entre as pessoas. É importante que todos sejam tratados com respeito e dignidade, independentemente de sua cor de pele, etnia, nacionalidade ou origem social.

A sociedade deve trabalhar em conjunto para criar um ambiente livre de preconceitos e discriminação, onde todos possam viver em harmonia e paz. A prevenção do racismo é um dever de todos e um passo importante para construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Por: Marco Adriano Marchiori

Compartilhe este conteúdo!

Últimas atualizações

Outros
Marco Marchiori

CipTEA: O que é, para que serve e como solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA

A inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um direito garantido por lei no Brasil. Para facilitar o acesso a esse direito, foi criada a CipTEA – Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Esse documento oficial assegura prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, além de promover maior visibilidade e respeito às necessidades específicas das pessoas com TEA.

Read More »
Outros
Marco Marchiori

Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): Conheça Todas as Garantias Legais no Brasil

As pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possuem direitos amplamente protegidos por leis específicas no Brasil, com o objetivo de promover inclusão, dignidade, autonomia e acessibilidade em todas as esferas da vida. A Lei nº 12.764/2012, conhecida como Lei Berenice Piana, instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, reconhecendo o autismo como uma deficiência para todos os efeitos legais.

Read More »
Gostaria de falar com um advogado?