Pular para o conteúdo

Namoro Vs União Estável: Entenda as diferenças

O namoro é uma fase de relacionamento em que duas pessoas se conhecem melhor e desenvolvem uma ligação afetiva. Porém, dependendo do desenvolvimento do namoro, o mesmo pode se tornar uma união estável.

Primeiro de tudo é necessário exemplificar o que é o namoro e o que é a união estável.

O namoro é um relacionamento afetivo, de natureza privada, que envolve a convivência entre duas pessoas sem a intenção imediata de constituir família. Características do namoro incluem:
Voluntariedade, Ausência de estabilidade, Independência financeira e Não configuração de entidade familiar.

Já, a união estável é uma forma de convivência duradoura, pública e com objetivo de constituir família, mesmo sem um casamento formal. Alguns elementos característicos da união estável são:
Convivência pública: O casal vive junto e tem uma relação conhecida e aceita socialmente como um relacionamento de caráter familiar.
Estabilidade: A união estável é duradoura e não está sujeita a término a qualquer momento.
Compartilhamento de responsabilidades: Os companheiros têm o dever de assistência material, moral e recíproca, sendo obrigados a ajudar um ao outro.
Constituição de família: A união estável é reconhecida legalmente como uma entidade familiar, garantindo direitos e deveres aos envolvidos, como pensão alimentícia, herança e direitos previdenciários.

O casal que vive em união estável possui uma série de direitos reconhecidos legalmente. Sendo os principais: Regime de Comunhão Parcial de Bens, na ausência de contrato específico, onde os bens adquiridos durante a convivência são considerados comuns ao casal, salvo exceções.
Direito a benefícios previdenciários como a pensão por morte por exemplo, desde que comprovada a união estável.
Em caso de término da união, um dos parceiros pode ter direito a receber pensão alimentícia do outro, caso comprove a necessidade e a impossibilidade de se manter por conta própria, além dos direitos relativos a guarda e pensão aos filhos são os mesmos da união convencional pelo casamento civil.

As decisões recentes dos tribunais, vem reconhecendo a união estável mesmo quando o casal vive em residências separadas, sempre dependendo da situação do caso concreto.

É fundamental compreender essas diferenças para que as pessoas envolvidas em um relacionamento possam ter clareza sobre sua situação jurídica e buscar a proteção adequada de seus direitos, se necessário.

Por: Marco Adriano Marchiori

Compartilhe este conteúdo!

Últimas atualizações

Outros
Marco Marchiori

Marchiori Advocacia recebe reconhecimento internacional com o prêmio The Law Awards 2025 e anuncia nova sede em São Paulo

A Marchiori Advocacia vive um momento marcante em sua trajetória. Além de anunciar a inauguração de uma nova e
estratégica sede em São Paulo, o escritório receberá o prestigiado prêmio The Law Awards 2025, concedido pelo Latin
American Quality Institute (LAQI), uma das principais instituições da América Latina voltadas à certificação de qualidade
empresarial.
O LAQI é uma organização privada sem fins lucrativos que promove a competitividade das empresas e organizações na
América Latina. Seus prêmios são concedidos a empresas que demonstram compromisso com a qualidade, inovação e
responsabilidade social. O The Law Awards é uma iniciativa que reconhece os principais escritórios de advocacia do Brasil e
de outros 18 países. A Marchiori Advocacia será reconhecida pela excelência de sua atuação na área jurídica, pelo
compromisso com a ética e pelas práticas de gestão alinhadas aos mais altos padrões de qualidade.

Read More »
Outros
Marco Marchiori

Saúde Mental e Bem-Estar no Trabalho: A Importância da NR-01 e da Lei 14.831/2024

A preocupação com a saúde mental e o bem-estar dos profissionais no ambiente de trabalho tem crescido significativamente nos últimos anos. Com a intensificação das cobranças, metas cada vez mais desafiadoras e a evolução das dinâmicas laborais, torna-se essencial que empresas e gestores implementem medidas eficazes para garantir um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Nesse contexto, a Norma Regulamentadora NR-01 e a Lei 14.831/2024 representam avanços importantes na legislação trabalhista.

Read More »
Gostaria de falar com um advogado?